quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Slides da Reflexão sobre Tecnologias no Curriculo

Reflexão_tecnologias_curriculo

Reflexão: Tecnologias no Currículo

Segundo Samuel Rocha Barros, o currículo abrange todas as experiências escolares. Para Houston, são todas as atividades através das quais o aluno aprende. Sendo assim, envolve as práticas escolares, conteúdos, disciplinas que o aluno aprende e desenvolve ao longo de sua vida escolar. O currículo, muitas vezes tem sido elaborado para o aluno, “orientado à transmissão de conhecimentos socialmente válidos, organizado intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados”.
Diante das novas tecnologias, potencialmente interativas, o currículo tem sido pensado de forma integrada a estes recursos, possibilitando participação e um maior envolvimento de toda a escola, notadamente dos alunos. A experiência, neste caso, provém de todos e o currículo (conteúdo, aulas, atividades) pode ser construído com o aluno, ao invés de, isoladamente, para o aluno.

“Hoje são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com novas tecnologias” (ALMEIDA E PRADO). Neste sentido, Pedro Demo destaca o papel dos jogos, como ferramenta que diverte e desafia as crianças e dos blogs, ferramenta interativa e popular na Internet que instiga os alunos a redigirem, elaborarem, exibirem e discutirem suas idéias. Ambos permitem, que os alunos tenham o prazer de colaborarem, de serem participantes e não somente expectadores.

Como muitos dos alunos têm acesso à maioria das tecnologias: computadores e Internet (em casa ou em lan-houses), celulares (muitas vezes com câmeras, jogos, mp3, entre outros), tv, radio... a maior parte deles tem conhecimento que pode ser explorado em atividades na sala de aula. Eles são capazes de pesquisar um determinado tema, relacioná-lo com outros, criar ligações para ele, e a Internet, com seus hipertextos, é uma excelente ferramenta para isso. Um texto, com a participação deles e as ferramentas tecnológicas, pode se transformar em vídeos, imagens, animação tomando dimensões inimagináveis. Para isso, a escola, principalmente o professor, precisa tornar possível e integrar efetivamente estes recursos a suas atividades. Laura Maria Coutinho ressalta que “o audiovisual alcança níveis de percepção humana que outros meios não. E, para o bem ou para o mal, podem se constituir em fortes elementos de criação e modificação de desejos e de conhecimentos, superando os conteúdos e os assuntos que os programas pretendem veicular e que, nas escolas, professores e alunos desejam receber, perceber e, a partir deles, criar os mecanismos de expansão de suas próprias idéias”.

Como experiência própria, pude perceber ao longo do ano letivo de 2009, que confiar a elaboração, criação e investigação de temas aos alunos, tornam o processo de aprender mais verdadeiro e independente. Através de atividades simples, como, após a discussão de um tema, permitir que os alunos criem suas próprias apresentações de slides, ao invés de levá-lo pronto, é possível notar um entusiasmo maior a respeito da leitura, da redação e do conhecimento sobre o tema, e posteriormente o desejo de exibir sua aprendizagem para os outros.

Referências:

Currículo escolar. Disponível em: http://wiki.educartis.com/wiki/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar. Acesso em: 03/12/2009

O currículo escolar. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/6779342/O-Curriculo-Escolar. Acesso em: 03/12/2009.

Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo. Disponível em: http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/Desafios_e_possibilidades.pdf. Acesso em: 03/12/2009

Pedagogia de projetos:fundamentos e aplicações. Disponível em: http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/1.pdf. Acesso em: 03/12/2009

Pedro Demo aborda os desafios da linguagem do século XXI. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/escola/modules/noticias/article.php?storyid=316. Acesso em: 03/12/2009.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Conhecendo Diferentes Meios Digitais

Excelentes os portais sugeridos atraves dos links. O youtube é um vasto repositório de vídeos, e apesar da quantidade de material, o que dificulta a busca, é interessante a utilização dos seus vídeos e participar também contribuindo.


O Portal do Professor é uma ótima novidade pra mim. Fiquei entusiasmada com a quantidade de material disponível no portal, dos diversos tipos: vídeos, aulas, imagens, áudios.





sábado, 10 de outubro de 2009

Hipertexto: um passeio fantástico pelo inesperado


A palavra pode parecer estranha, mas quem teve a oprtunidade de "entrar" na Internet certamente experimentou essa verdadeira viagem. Segundo a wikipédia, hipertexto é "um texto em formato digital que agrega outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons cujo acesso se dá através de links". Os textos disponíveis na wikipédia são um ótimo exemplo de hipertextos. Neles encontramos diversos links que podemos clicar e sermos direcionados para outras partes do próprio texto ou até mesmo para outros, tornando nossa pesquisa cada vez mais rica.

O uso de hipertextos é um ótimo recurso. É, de certa forma, uma viagem inesperada, uma vez que podemos navegar por diversos temas a partir de uma pesquisa inicial.